Preciosos e honrados leitores,
Pra tudo na vida tem-se a primeira vez, é o que zela o velho ditado.
Pois nesta quinta-feira, dia 08/04/010, vivi a experiência de ter, pela primeira vez, uma convocação dos pais no ambiente escolar. Frustrante experiência, diga-se de passagem, já que o assunto foi tratado à nível pessoal!
A convocação resultou do Post lançado nesse mesmo endereço no dia 31/03/010, intitulado "Epítome do doesto do dia 26/03/010" e assinado pela minha pessoa, no qual discorro de forma descritiva, verídica e até certo ponto impessoal, sobre a manifestação COLETIVA dos estudantes do IF-SEMG - Campus Rio Pomba.
Não sou pessoa de duas palavras, menos ainda duas filosofias, porém, tendo em vista que a postagem magoou profundamente os coordenadores gerais citados – Roscelino Quintão Barbosa e Bruno Gaudereto Soares, então autores da convocação, invoco o perdão pelos adjetivos utilizados não para ferir, mas para caracterizá-los na circunstância, que, de acordo com o Michaelis - Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa - da Editora Melhoramentos, ano de 2004, define-se como:
Neurastênico: adj Que se refere à neurastenia. adj+SM Que ou aquele que sofre de neurastenia.
Neurastenia: sf 1 Fraqueza do sistema nervoso. 2 Esgotamento nervoso.
Modorrento: adj 1 Que tem modorra. 2 Apático, preguiçoso, sonolento.
Modorra: sf 1 Grande vontade mórbida de dormir. 2 Doença que ataca o gado lanígero, ocasionada pela excessiva abundância de sangue. 3 Prostração mórbida. 4 Sonolência. 5 Apatia, indolência, insensibilidade. 6 Preguiça.
Sem mais, cito Milton Nascimento:
“Certas canções que ouço cabem tão dentro de mim que perguntar carece, - Como não fui eu quem fiz?”
CORAÇÃO CIVIL
(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder?
Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar.
Discordem de tudo que eu digo, mas defendam até morte o direito que eu tenho de dizê-lo.
François-Marie Arouet, o Voltaire.
Obrigada pelo apoio que tenho recebido.
Alana Oliveira.
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande (...) Só quero torná-la de toda a humanidade (...) Cada vez mais assim penso (...) É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. Fernando Pessoa
"Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos,
Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro
Ouvindo correr o rio e vendo-o."
Ricardo Reis, heterônimo de sopro clássico de Fernando Pessoa.
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29 comentários:
Pedir desculpa nada... Se ofenderam porque sabem que é verdade.
Tamo junto amiga.
É muito difícil para o deslumbrado em questão ser rotulado de modorrento. Tudo o que vc disse é a mais absoluta verdade.
Ki nada pedir desculpas Laninha
E o seguinte vc num falow nada alem da verdade ok bejim
RETRATAÇÃO?
Já sei pq vc é q tá fazendo uma retratação. Neurastenia e modorrentice leva à preguiça generalizada, à acomodação, à paralisia cerebral, à nostalgia getulista dos coronéis, à astenia, à supressão do princípio básico e fundamental do pq uma entidade de ensino deve existir. Calar um estudante, um ser pensante, ativo e existente por si só, é praticar o suicídio escolar da entidade, já que professores e alunos estão lá para discutirem, sejam quais forem os assuntos, não para calarem um ao outro. Quem tinha de se retratar não o faz pq são doentes terminais. Vc é jovem e eles são velhos, com seus pensamentos arcaicos beirando a Fidel Castro e Hugo Chavez. Só posso lembrar de uma frase agora: "Nunca imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da natureza." (Leonardo da Vinci).
Rosce e Bruno revelam-se mais infantis que a própria autora deste blog quando convocam seus pais no INSTITUTO para tratar de ASSUNTOS PESSOAIS.
Pura vaidade.
Ridículos...
Rosce revelou-se analfabeto até para procurar palavras no dicionário.
Segundo ele, ao chamá-lo de neurastênico, Alana queria dizer que ele era "RETARDADO MENTAL" e não "IRRITADO", o que também não deixa de ser uma verdade.
"Eles querem que você se sinta mal, pois assim eles se sentem bem."
Pra quem não sabe a Alana abriu espaço em seu blog para o DIREITO DE RESPOSTA dos ofendidos, com a mesma erudição utilizada por ela...
Mas que coisa, os ofendidos não quiseram... Será que é porque não sabem escrever????
Será que seremos condenados ao exílio? Cadê a liberdade de expressão? Será que haverá invasão por tropas como foi em 1964?
Pra quem nunca viu um:
Modorrento: http://farm3.static.flickr.com/2747/4122296174_58cb50f3c2_o.jpg
Neurastênico: http://1.bp.blogspot.com/_QXCeTYiqQq0/RfSH0NL6OjI/AAAAAAAAAL4/qPuHG7W2nQM/s320/Spongebob-0003.jpg
Dicionário acadêmico:
Escola eficaz:
http://2.bp.blogspot.com/_WmIyaZPESuQ/SxG9-9ZrhPI/AAAAAAAAEmw/hjOVMZBNXWo/s1600/004_gestao_g.jpg
IF-SE MG Campus Rio Pomba:
http://www.toiletology.com/images/money.gif
Como fazer uma calçada? Aí Bruno, aprende aki: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/pisos_calcadas8.html.
Com o troco da q vc fez dava pra colocar o ar-condicionado e as cortinas, que motivaram a primeira paralização dos alunos.
Pedir esmola na rua é uma melhor alternativa a conseguir dinheiro do que tenta processar Alana não acha ? Ou até mesmo vender banha no mercado , ja que para tal pessoa , nunca haveria falta de produto para ser comercializado .
Alana,
O meu apoio a você pela grandeza de sua atitude em manter-se firme na sua postura. Quero dizer também que o termo neuratêmico significa irritado, nervoso, bem caracterísito de algumas pessoas que têm dificuldade em lidar com o direito à liberdade de expressão. Exigiram o seu retratamento quanto aos adjetivos e nós estudantes estamos esperando o retratamento pela forma que fomos tratados e ameaçados. Que o nosso Grêmio saiba também cobrar esta retratação pública, pois a partir do momento que tiraram fotos do nosso movimento dizendo que era para identificar os líderes do movimento - como nas ditaduras - temos também o direito de exigir uma retratação daqueles que se julgaram ofendidos pelas verdades que você escreveu.
Lei nº 30/2002 de 20-12-2002
CAPÍTULO III - Direitos e deveres do aluno
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Artigo 13.º - Direitos do aluno
O aluno tem direito a:
a) Usufruir do ensino e de uma educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em condições de efectiva igualdade de oportunidades no acesso, de forma a propiciar a realização de aprendizagens bem sucedidas;
b) Usufruir do ambiente e do projecto educativo que proporcionem as condições para o seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico, para a formação da sua personalidade e da sua capacidade de auto-aprendizagem e de crítica consciente sobre os valores, o conhecimento e a estética;
c) Ver reconhecidos e valorizados o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e no desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido;
d) Ver reconhecido o empenhamento em acções meritórias, em favor da comunidade em que está inserido ou da sociedade em geral, praticadas na escola ou fora dela, e ser estimulado nesse sentido;
e) Usufruir de um horário escolar adequado ao ano frequentado, bem como de uma planificação equilibrada das actividades curriculares e extracurriculares, nomeadamente as que contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade;
f) Beneficiar, no âmbito dos serviços de acção social escolar, de apoios concretos que lhe permitam superar ou compensar as carências do tipo sócio-familiar, económico ou cultural que dificultem o acesso à escola ou o processo de aprendizagem;
g) Beneficiar de outros apoios específicos, necessários às suas necessidades escolares ou às suas aprendizagens, através dos serviços de psicologia e orientação ou de outros serviços especializados de apoio educativo;
h) Ser tratado com respeito e correcção por qualquer membro da comunidade educativa;
i) Ver salvaguardada a sua segurança na escola e respeitada a sua integridade física e moral;
j) Ser assistido, de forma pronta e adequada, em caso de acidente ou doença súbita, ocorrido ou manifestada no decorrer das actividades escolares;
k) Ver garantida a confidencialidade dos elementos e informações constantes do seu processo individual, de natureza pessoal ou familiar;
l) Participar, através dos seus representantes, nos termos da lei, nos órgãos de administração e gestão da escola, na criação e execução do respectivo projecto educativo, bem como na elaboração do regulamento interno;
m) Eleger os seus representantes para os órgãos, cargos e demais funções de representação no âmbito da escola, bem como ser eleito, nos termos da lei e do regulamento interno da escola;
n) Apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da escola e ser ouvido pelos professores, directores de turma e órgãos de administração e gestão da escola em todos os assuntos que justificadamente forem do seu interesse;
o) Organizar e participar em iniciativas que promovam a formação e ocupação de tempos livres;
p) Participar na elaboração do regulamento interno da escola, conhecê-lo e ser informado, em termos adequados à sua idade e ao ano frequentado, sobre todos os assuntos que justificadamente sejam do seu interesse, nomeadamente sobre o modo de organização do plano de estudos ou curso, o programa e objectivos essenciais de cada disciplina ou área disciplinar, e os processos e critérios de avaliação, bem como sobre matrícula, abono de família e apoios sócio-educativos, normas de utilização e de segurança dos materiais e equipamentos e das instalações, incluindo o plano de emergência, e, em geral, sobre todas as actividades e iniciativas relativas ao projecto educativo da escola;
q) Participar nas demais actividades da escola, nos termos da lei e do respectivo regulamento interno.
Início de Vigência: 25-12-2002
parabéns moça
é isto ai
quero ver até onde esses PI* vaum levar essa situação ridícula!!! processar uma aluna ( q se diga de passagem, EXCELENTE )porque ela diz a verdade!!
pois é pessoal, cuidado aê.. parece q tah proibido dizer a verdade no ifet... kk
Estamos com vc queriiida!
s2
SHUSUHSAUHSAUHASUH "
ADOOREI !
Está proibido dizer verdade no Instituto . Então ninguém diga ao Rosce que ele precisa de um regime .
SHUSHUASUHASUHSAUHASUHASUHASUHSAUH "
SHUSUHSAUHSAUHASUH "
ADOOREI !
Está proibido dizer verdade no Instituto . Então ninguém diga ao Rosce que ele precisa de um regime .
SHUSHUASUHASUHSAUHASUHASUHASUHSAUH "
sou seu fã...
queria ter a sua coragem...
precisar é só ligar...
bjs...
alana meu bem!
adorei a sua atitude amiga!
manda o rossi tomar no copo!
^^
beeeijos!
precisar me liga!
Alguma analogia com o IFET DA CHINA (Porque agora não pode mais dizer que é IFET DE RIO POMBA)
VEJAM, VEJAM, VEJAM!
> http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/03/28/noticia_minas,i=153337/FEDERAIS+MINEIRAS+CRIAM+CURSOS+QUE+NEM+SALA+TEM.shtml
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/03/28/noticia_minas,i=153337/FEDERAIS+MINEIRAS+CRIAM+CURSOS+QUE+NEM+SALA+TEM.shtml
DE FATO, QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA!
KKKKK!!!!
ARRASOU COLEGA
MAS AQUI NÃO ABAIXA SUA CABEÇA JAMAIS ELES FICARAM OFENDIDOS POR CAUSA QUE NA VERDADE ADORAM FICAR ATOA EM SUAS LUXUOSAS SALAS COM VENTILADORES E CORTINAS COMPUTADORES APPLE ENTRE OUTROS.UMA FERA QUANDO DESLUMBRA DE UM PRECIOSO PRATO DE FILÉ MINGNOM JAMAIS GOSTA DE SER INCOMODADO .E FALANDO SERIO NA BOA FUNCIONÁRIO DESTA INSTITUIÇÃO QUE REALMENTE TRABALHO É SÓ OS TERCERIZADOS QUE FICAM NAS PIORES CONDIÇÕES E TEM SALÁRIO MICHURUCOS
ARRASA COLEGA
TE ADORO
MICHAEL JACKSON
O que?????? Chamaram seus pais? Só por que você expos a sua opinião? E agora, além de tudo que somos obrigados a vivenciar no ifet campus rio pomba, ainda somos obrigados a ficar calados?? É realmente um absurdo!!! Alana, não peça desculpas, não abaixe a cabeça pra ninguém só porque este alguém ficou ofendido! A verdade dói, e ao invés de ficarem tentando te punir pelas verdades que você disse, tinha é que tratar de melhorar aquela mecanografia(péssimo atendimento),aquelas salas (sem o mínimo de conforto,ventilação e cortinas), o refeitório (que já não comporta o número de alunos), e tudo mais que todos nós estamos cansados de ver todos os dias e que já não vale nem mais a pena reclamar pois não há neste espaço caracteres suficientes para tal finalidade! Continue sendo essa menina detentora de opinião e personalidade forte! Não tive ainda a oportunidade de conversar com você, mas você ganhou a minha admiração pelo simples fato de ter se mostrado um mulher de coragem!! Parabéns minha querida!
Gente, alguém viu o REi D. João VI?, acho que deve estar comendo frango na corte. Que algum ASPONE, faça juz ao seu salário pago pelo povo, informe ao REI o que está acontecendo aqui na província. Será que podemos esperar alguma ação? Acho que não. Salve se quem puder.
Então, ademais vivemos num país aonde a lei maior nos assegura a liberdade de expressão, além de outras liberdades, tais como de culto ou credo, de consciência, opinião, de locomoção (de ir e vir), de trabalho, de reunião e de associação. É o famoso conjunto a que chamamos de liberdades constitucionais. Que são garantias que protegem e amparam o exercício dos direitos do homem.
Não desanime!
A omissão não sobrepõe a verdade,um dia ela aparece para tornar o ser humano mais Humaaaaaaaaaaaaaano.
Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos.
Martin Luther King
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