"Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos,
Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro
Ouvindo correr o rio e vendo-o."
Ricardo Reis, heterônimo de sopro clássico de Fernando Pessoa.


domingo, 15 de novembro de 2009

Ad maiorem Dei gloriam.

Para maior glória de Deus.

Na imagem, Santo Agostinho.


Intimior intimius meus (No mais íntimo de minha intimidade).

Queridas pessoas,
estava hoje na Missa e ao finalzinho, antes da benção, ouvi palavras de um Diácono. Era um trecho de Santo Agostinho, capítulo obrigatório no estudo da história da filosofia antiga.
Santo Agostinho viveu no séc. IV onde é hoje a Tunísia. Viveu 76 anos, dos quais quase 40 foram dedicados à cristandade fervorosa.
No trecho que ouvi atenciosamente, Santo Agostinho faz referência à sua conversão tardia.
Ei-lo:

"Tarde te conheci. Tarde te amei,
ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei!
Eis que estavas dentro e eu fora.
Estavas comigo e não eu contigo.
Exalaste perfume e respirei.
Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede.
Tocaste-me e ardi por tua paz."

É como disse Shakespeare, sobre o tempo:

"O tempo é muito lento, para os que esperam;
Muito rápido para os que têm medo;
Muito longo para os que lamentam;
Muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam, o tempo é eternidade."


Ama et fac quod vis.
(Ama e faz o que quiseres)
Alana Oliveira.

Nenhum comentário: